Buscar en la Red


Contenido Portal Articulos de los miembros

GRANDE DIFERENÇA DO DESIGNER COM O MARKETING PDF Imprimir E-Mail
Escrito por Ricardo Pertence Gomes gomespertence   
miércoles, 23 de agosto de 2006

Rating 0.0/5 (0 vote)

 
Design e publicidade são BASTANTE diferentes embora aparentemente SEMLELHANTES face ao resultado final procurado, pois mudando o design... muda tudo. Por isso nunca podem estar um DENTRO do outro.

 


Já existiam projetos de design ( Os projetos das igrejas barrocas mineiras, pelo semi-analfabeto e grandioso Aleijadinho, já eram designer) e ainda nem se falava em Marketing. Vários anos de Marketing em parcerias com marketeers acadêmicos... e eles não sabem muito corretamente o que é o design. Mesmo Philip Kotler em seus levros, enuncia más definições de design... confundido, sempre, com publicidade e recorrendo a definições breves e superficiais.

 

O design é visto como uma cosmética e um mero grafismo, como estilismo, exclusivamente, compondo apenas o estimulo das vendas. Nos livros de Marketing mais antigos o termo design nem aparece, ( talvez pela grafia inglesa ou modismo profissional, pois é anterior ao marketing) e surge depois - até por obrigação – pelo destaque que alcançou.

 

É indiscutível o design como fomentador das vendas, mas... embora cada vez mais importante, essa é apenas uma parte dos seus objectivos.

 

O Marketing é uma gestão integrada de negócio e se faz obrigatório integrá-lo ao design, mesmo porque este está obrigatoriamente sob a sua alçada... (só foge a isto se não houver uma gerência de marketing) afinal o Marketing também é uma profissão.

 

O Marketing surgiu dentro das empresas como uma gestão e optimização da eficácia de vendas, depois evoluiu e entre outros aspectos tornou-se mais ético. Existem especializações e termos criados um pouco ao sabor dos ventos e aproveitando a popularidade do termo, (marketing político é um exemplo) mas nem tudo o que é escrito está correto principalmente quando não é reflexo da realidade nem da história.

 

Então...se alguém tem de definir o que é ou não é o design são os designers e não os marketeers.


publicidad
Mencione este artículo en su red de contactos.
Agregar esta página a Mister Wong Digg!Reddit!Del.icio.us!Google!Live!Facebook!Furl!Yahoo!

Cite este artículo en su sitio | Leido: 1295 | E-Mail

Comente este artículo
RSS de los comentarios

Escribir Comentario
  • Por favor, mantenga el tópico de los mensajes en relevancia con el tema del artículo.
  • Lenguaje inapropiado será borrado.
  • Por favor, no use los comentarios para promocionar su sitio, ese tipo de mensajes serán removidos.
  • Aségurse de *Recargar* la página para mostrar un nuevo código de seguridad antes de cliquear 'Enviar', en caso de haber ingresado un código incorrecto.
Nombre:
E-mail
Sitio Web
Título:
Comentario:



Código:* Code
Deseo que mi correo no sea usado para reenvio de correos

Powered by Legosolution.com Desarrollo web por modulos

 
< Anterior   Siguiente >

Patrocinadores


Expoconstruccion Expodiseño 2009

ANDESTOURS

PCMAC

TADEO

moore

MADECENTRO

Usuarios En linea

Apoyo Institucional

banner_carnet-copiar.jpg
logo-nuevo_apoyo.jpg
marca_designersba_rld.png
logo-artesanias
logo_program-bras-design
logofundes
cmd_