Buscar en la Red


Contenido Brasil Noticias

Entrevista com designer brasileira que foi premiada no Japão PDF Imprimir E-Mail
Escrito por Peterson Trindade Sitônio   
martes, 25 de diciembre de 2007

Rating 1.0/5 (2 votes)

 

Carla Marangoni De Bona, 22 anos e ex-estudante do Senai-SC, obteve medalha de prata na ocupação de Web Design do 39º World Skills, a maior competição mundial de educação profissional. O evento encerrou nesta quarta-feira, 21, na cidade japonesa de Shizuoka.

Ya lo habiamos mencionado RLD, el premio de esta chica brasilera en Japón donde ganó medalla de plata en la mayor competencia mundial de Web Design. El evento  39º World Skills terminó el miercoles 21 en la ciudad japonesa de Shiusoka, tenemos entrevista con ella.

EXCLUSIVO RLD 

Única mulher na delegação brasileira e na ocupação de Web Design, além de única estudante catarinense no evento, Carla fez um curso técnico em Criciúma, oferecido pelo Senai em parceria com a Associação Catarinense da Indústria Carbonífera (SATC).

A jovem disputou o prêmio com outros 18 competidores, ficando empatada com os representantes de Macau e Canadá e atrás apenas de um sul-coreano. Esta foi a primeira vez que o Brasil enviou um representante na categoria de Web Design.

Os 24 alunos do SENAI que representaram o Brasil disputaram 20 ocupações e obtiveram pontuação acima de 500 pontos em 16 áreas. Com isso, 79% dos brasileiros alcançaram o diploma de excelência ou uma medalha. Na classificação geral, apenas 450 (55%) dos 813 competidores chegaram aos 500 pontos.

As medalhas de ouro do Brasil foram conquistadas por alunos de Pernambuco, em Aplicação de Software, e do Rio Grande do Sul, em Refrigeração.

Fue la unica mujer en la delegación brasilera y única en la especialidad de webdesign. Carla hizo un curso técnico en Criciuma ofrecido por el SENAI.

La joven disputo el premio con 18 competidores y empató con los representantes de Macau y Canadá.

Los 24 alumnos del SENAE que fueron por Brasil disputaron en 20 categorias y obtuvieron puntuacion por encima de los 500 puntos en 16 áreas. Con ello el 79% de los brasileros alcanzaron el diploma de excelenica o una medalla, vale destacar que solo el 55% de los 813 competidores pasaron de los 500 puntos.

Medallas de oro para Brasil fueron conseguidas por alumnos del estado de Pernambuco en aplicación de software y de Rio Grande del Norte en refrigeración.

El SENAE es una institucion de enseñanza técnica equivalente en Colombia a SENA y en Argentina a INTI

Sigue entrevista exclusiva para rldiseno 

 

 Abaixo uma breve entrevista exclusiva para rldiseño:

 

 Qual a sua formação/ Cual es su formación?

Estou na oitava fase de design gráfico na UDESC (na verdade era pra mim ter me formado em novembro agora, mas eu tranquei a faculdade pra treinar exclusivamente pro torneio... ainda mais que tinha dias que eu treinava 12 horas por dia. Era humanamente impossível conciliar os dois, ainda mais que eu tinha que fazer TCC).
Volto agora em 2008 pra concluir a faculdade.

Estoy en la octava fase de diseño gráfico en la UDESC, aunque tuve que parar para prepararme y entrenar con dedicación para el torneo. Ahora vuelvo en 2008 para terminar la facultad

Como foi participar deste projeto/ Como fue participar de este  proyecto?


Então, acho que a olímpiada do conhecimento é abre muitas portas, tantas que talvez eu ainda não tenha proporção das possibilidades irão surgir na minha vida. E acho que é notavel o crescimento profissional, mesmo porque o SENAI disponibilizou cursos durante o treinamento e bolsas de estudos.
Mas Além disso, eu acho que a medida que você passa por cada etapa, você vai ampliando seu conhecimentos culturais e sociais. Na etapa estadual você conhece gente do seu estado e acaba descobrindo por experiência própria que no seu estado tem muitas diversidades, aí na etapa nacional você conhece gente de tudo que é canto do Brasil, verifica só pelos sotaques que você tem a sorte de fazer parte de um país rico em cultura diferentes. E se você consegue ir pra etapa internacional, bom a proporção aumenta, é gente de tudo que é canto, línguas de tudo que é lugar, vestimentas e cumprimentos de todos os tipos.
O que fica pro grande público é o resultado da medalha, mas pra mim como pessoa, a experiência cultural, conhecer pessoas, ter contato com culturas diferentes é algo de valor incontável.

Entonces, creo que la olimpiada del conocimiento y abre muchas puertas tantas que  quizas yo no tengo aún medido las posibilidades que van a surgir en mi vida. Considero que es notable el crecimiento profesional, incluso por que el SENAI disponibiliso cursos durante el entremamiento y becas.

Además creo que en la medida que se va pasando por cada etapa, se van ampliando tus conocimientos culturales y sociales. En la etapa estatal del concurso, vas conociendo gente de tu estado y vas descubriendo por experiencia propia que en tu mismo estado hay mucha diversidad, entonces en la etapa nacional conoces gente de todo cuanto es lugar en Brasil y percibe solo por los acentos que tienes la suerte de vivir en un país rico en diversidad y culturas diferentes. Y si consigues ir a la etapa internacional, bueno aumenta la proporción. Gente de todo lugar,  diversos idiomas, maneras de vestir y diversidad de todo tipo.

Lo que queda para el público es el resultado de la medalla pero para mi como persona, la experiencia cultural de conocer gente, tener contacto con culturas diversas, es algo de valor incalculable 


O que vc sente por ter sido premiada no japão / Que sientes de haber sido premiada en Japón?

É um sensação muito gostosa receber uma medalha num torneio internacional, ainda mais estar subindo no podium com a bandeira do Brasil. A medalha pra mim é o ponto final de uma longa história de dois anos de dedicação e superação... é quando o narrador fala: "e assim todos viveram felizes para sempre" (ponto final).
Mas acho que mais gratificante que o meu resultado pessoal é ter feito parte da equipe que colocou o Brasil em segundo lugar num montante de 48 países participantes. Quando me contaram que o Brasil era segundo lugar geral eu fiquei atônita, pq mesmo com todos os problemas e dificuldades que se tem nesse país eu tenho orgulho de ser brasileira e sempre torço pra que as coisas por aqui melhorem.
É muito bom ouvir paises de "primeiro mundo" vindo dar parabéns pela colocação do Brasil.

Es una sensación deliciososa recibir una medalla en un torneo internacional aún más subir al podio con la bandera de Brasil. La medalla para mi es el punto final en una larga historia  de dos años de dedicación y superacion... es como cuando dice el narrador.. "y fueron felices para siempre" 

Pero creo que lo más gratificante es el resultado personal y haber hecho parte del equipo que coloco a Brasil en el segundo lugar de las competencias contra 48 países. Cuando me dijeron que Brasil era segundo yo quede atónita porque, incluso con todos los problemas que tenemos en  nuestro país tengo el orgullo de ser brasilera y siempre hago fuerza para que las cosas aqui mejoren. Es muy chevere oir paises del primer mundo venir a darte las felicitaciones por la colocacion de Brasil 



Como você poderia falar, agradecer e aconselhar todas as pessoas que torceram por você, todos os membros e visitantes da RLD?

Que tendrias que aconsejar agradecer a todas las personas que  hicieron fuerza por ti, a visitantes y miembros de RLD

É meio clichê dizer isso, mas lute sempre por aquilo que você queira! É fundamental dedicar-se a coisas que façam bem aos outros e a si próprio.
E quanto aos agradecimentos, acho que eu sou uma pessoa de muita sorte tenho a melhor família e os melhores amigos do mundo (sem exageros), com ou sem medalha eu sempre tive a certeza que eles estava do meu lado pra o que quer que aparecesse pela frente, contar com apoio incondicional faz você sempre ter esperanças e não desistir...
Resumindo mesmo, eu acho que eu só tenho a agradecer... sempre brinco que as vezes eu tenho mais sorte que juízo na vida!(risos)
Obrigada de coração a todos pela torcida, carinho e incentivo.

Es medo cliche decirlo, pero luche siempre por aquello que quiere! Es fundamental dedicarse  a cosas que  hagan bien a los demás y a ti misma.

En cuanto a los agradecimientos creo que soy una persona con mucha suerte y tengo la mejor família y los mejores amigos del mundo ( sin exagerar) con o sin medalla yo siempre tuve la certeza que ellos estaban de mi lado para lo que fuera, contar con el apoyo incondicional hace siempre que siempre tengas esperanzas  y no desistas

Está trabalhando em mais algum projeto/ estas trabajando en otro proyecto?

Então, no momento eu tô é descansando mesmo (risos). Tava precisando de férias, cheguei no meu limite em todos os sentidos... 2007 foi um ano de abdicações, principalmente minha vida social, então por enquanto é aproveitar e voltar a ter vida social(risos)!
Meus amigos brincam cmg dizendo: "nossa a Carla me ligando pra fazer alguma coisa, fico até assustando não tava mais acostumado com esse tipo de coisa acontecendo..."
Mas para 2008 pretendo concluir a faculdade, continuar com os meus projetos de freelancer e estou no momento acertando detalhes da proposta que o Departamento Regional do SENAI em Santa Catarina fez pra mim (trabalha no núcleo de marketing do SENAI/SC).

Ahora estoy descansando... Estaba urgida de vacaciones, llegue al límite en todos los sentidos.. 2007 fue un año lleno de abdicaciones principalmente en mi vida social, entonces por ahora voy a volver a tener vida social ( risas)

Mis amigos molestaban diciendo: " Huy Carla llamandome para hacer algo, que esta pasando?? 

Pero para 2008 voy a terminar mi carrera, continuar mis proyectos " freelancer" y estoy ahora  cuadrando detalles de una propuesta que el departamento regional del SENAI en Santa Catarian hiso para que trabajara en su núcleo de Mercadeo. 

 

 entrevista exclusiva e cedida por Peterson Sitônio (editor e administrador en Brasil)

Exclsuividade  Rldiseño


publicidad
Mencione este artículo en su red de contactos.
Agregar esta página a Mister Wong Digg!Reddit!Del.icio.us!Google!Live!Facebook!Furl!Yahoo!

Cite este artículo en su sitio | Leido: 983 | E-Mail

Comente este artículo
RSS de los comentarios

Escribir Comentario
  • Por favor, mantenga el tópico de los mensajes en relevancia con el tema del artículo.
  • Lenguaje inapropiado será borrado.
  • Por favor, no use los comentarios para promocionar su sitio, ese tipo de mensajes serán removidos.
  • Aségurse de *Recargar* la página para mostrar un nuevo código de seguridad antes de cliquear 'Enviar', en caso de haber ingresado un código incorrecto.
Nombre:
E-mail
Sitio Web
Título:
Comentario:



Código:* Code
Deseo que mi correo no sea usado para reenvio de correos

Powered by Legosolution.com Desarrollo web por modulos

 
< Anterior   Siguiente >

Patrocinadores


Expoconstruccion Expodiseño 2009

MADECENTRO

TADEO

moore

PCMAC

ANDESTOURS

Usuarios En linea

Apoyo Institucional

banner_carnet-copiar.jpg
logo-nuevo_apoyo.jpg
logo-artesanias
logo_program-bras-design
cmd_