Todos os anos uma leva de designers se forma nos quatro cantos do Brasil e uma pergunta inquietante não quer calar: estarão esses futuros profissionais sendo preparados para enfrentar as múltiplas realidades do nosso país? Existiria uma estrutura de curso ideal para formar os profissionais de design adequados à nossa realidade? A quem interessa manter um formato de ensino ultrapassado e ineficiente? Você já parou para pensar em seu papel diante disso tudo?
"A folha que sobrou do caderno" é um instigante documentário resultante de uma inquietação pessoal em congruência com uma preocupação coletiva: precisamos discutir e reformar o ensino de design no Brasil. São colocadas opiniões sobre modelos ideais de cursos e o papel que professores e estudantes desempenhariam nesses modelos, bem como discussão sobre formação tecnológica e teórica. A estrutura atual do ensino, questionamentos sobre pesquisa e atualização tanto por parte dos professores como dos estudantes também são abordados. A organização estudantil como transformadora da realidade e o Movimento Estudantil fornecem o fechamento das discussões. Em "A folha que sobrou do caderno", História, depoimentos e atitudes são os principais ingredientes para alcançar a maior proposta do filme: PROVOCAR
Un documental brasilero sobre la preparación de los diseñadores en este pais, estan siendo adecuada la educación del diseño para enfrentarse a la realidad del mercado? Titulado, LA HOJA QUE SOBRÓ DEL CUADERNO, es una provocación para discutir y reformar la enseñanza del diseño en este pais, recomendamos verlo pues no está lejos de la realidad de los otros paises, su principal objetivo es provocar
Entrevista com o designer automotivo, Marcio Satori que conta um pouco sobre sua experiência em montadoras como VW, Ford e Fiat.
Hoje mais uma entrevista com designer que se destacam em sua
profissão pela a qualidade de trabalho e criativida, hoje será com o
designer Marcio Sartori, que hoje trabalha na VW, mas ja passo pela a
Fiat e Ford.
Muchos los que quieren, pocos los escogidos, hoy tenemos una entrevista con un diseñador que se destaca en su profesión por la calidad de su trabajo. Marcio Sartori, trabaja en VW, ya pasó or Fiat y Ford en Brasil
Estudamos, nos aperfeiçoamos, buscamos conhecimento acadêmico e demercado, investimos tempo e dinheiro em nossa formação, compramossoftwares originais, pagamos nossos impostos, investimos pesado nosmelhores equipamentos, formamos valores baseados em tabelas que nossosparceiros e concorrentes também praticam, mantendo uma concorrênciajusta e leal onde o diferencial é a qualidade do trabalho e não o
preço. Então abrimos mercado esperando que tenhamos algum retorno de tudo o que gastamos até aqui e vamos à luta buscar novos clientes.
Transformar
a cidade de São Paulo num pólo de design e de fomento das chamadas
indústrias criativas. Este é o objetivo anunciado pela prefeitura do
município ao divulgar o "Design Made in São Paulo". O evento do dia 7
de novembro, no centro de São Paulo, reunirá profissionais e
especialistas brasileiros e estrangeiros convidados para apresentar
iniciativas bem-sucedidas, debater idéias e sugerir ações.
Transfomar
la ciudad de Sao Paulo en un polo de diseño y de fomento de las
llamadas: Industrias Craeativas. Este es el objetivo anunciado por la
alcaldía de esta ciudad al anunciar el evento "Design Made in São
Paulo" El 7 de noviembre con profesionales y especialistas brasileros y
extranjeros invitados para presentar iniciativas existosas debatir
ideas y sugerir acciones
. "Passamos a vida repetindo tarefas rotineiras, sem nos provocarmos, sem nos surpreendermos ou sem procurar surpreender. São muitos os fatores de bloqueio à criatividade, mas as ações para reativar essa qualidade das pessoas são práticas e fáceis de implantar. Alan Black, consultor norte-americano, sugere oito leis da criatividade e do pensamento criativo, aqui complementadas por Humberto Massareto.
Pasamos la vida repitiendo tareas rutinarias. Son muchos los factores de bloqueo a la creatividad perlo las acciones para reactivar esta calidad de las personas, son faciles de implementar. El consultor Alan Black sugiere estas 8 leyes del pensamiento creativivo, completadas por Humberto Massareto. Version en portugués y español.